miércoles, 24 de febrero de 2010

S&P Antecipa Corte do ‘Rating' da Grécia

Como Portugal recebe ajuda da França e do Reino Unido, a Grécia continua a ter problemas. Parece que estão paralisada em um lugar ruim económico! S&P disse no comunicado que "Acreditamos que no próximo mês pode ocorrer um ‘downgrade' de um ou dois graus." De facto, a actual avaliação é de ‘BBB+' e o último corte aconteceu em Dezembro.

Enquanto parte da população toma consciência da necessidade de medidas de contenção para evitar a falência do país, os restantes vão-se amontoando em protestos contra as medidas do Governo. Uma das que tem causado mais ruído era sobre o aumento da idade média da reforma em dois anos, para os 63 anos e meio, precedida da que obriga a cortes salariais na função pública.

A Grécia continua com uma greve que está a limitar o transporte público, voos e escolas funciona. Então, o que está acontecer aqui? Do meu ponto de vista, nacida em os EUA, nunca tivemos greves. Sempre trabalhamos. Mas não temos a qualidade de vida também. Parece que é uma ação um pouco estúpido para mim... Mas como quer que seja... Em todo caso, espero que o downgrade das avaliações não afeta muito a economia do mundo fora da Grécia. Assim que a confiança das pessoas na Europa pode estabilizar e as condições económicas podem ficar melhor.

Tempestade na Ilha da Madeira

Como eu estava a olhar alguns sitios de Português, encontrei qualquer coisa interessante... que no passado dia 20 de Fevereiro, houve um tempestade na pequena ilha portuguesa de Madeira, que ja matou como que 32 pessoas.

Parece estrango para mim, porque não há nenhuma notícia sobre este incidente nos EUA, e houve tanta notícia sobre o desastre naturais no Haiti. Com certeza, o Haiti é muito pior, mas faz-se pensar o que notícia é mais importante no EUA... Parece que o pais de Portugal não está bem representado aqui.

Poucos dias antes, houve um gran acidente na minha cidade natal, Austin TX, onde um piloto descontente bateu um avião no edifício do IRS... ele matou 2 pessoas. Eu pensei que se as pessoas neste país (Portugal) sabe o que tem ali tinha passado. Alguém quer relatar-me sim ou não?

Bem, este artigo não era do negócio, mas mais era da perspectiva.


Como apoiar as vítimas do temporal na Ilha da Madeira:
Poderá fazê-lo para a conta da CVP – Delegação da Madeira, destinada às vítimas das intempéries: NIB 0033 0000 0000 3425 4590 5 (Banco Millennium BCP)
Para transferências Internacionais: IBAN PT50 0033 0000 0000 3425 4590 5

viernes, 12 de febrero de 2010

Dívida Portuguesa Compra por França e Reino Unido

CDS (Credit Default Swap) spreads de Portugal e Espanha tem sido muitos grandes nestes últimos meses, o que significa que dívida agora é muito arriscado e caro. Quando CDS spreads sejam grandes, ese significa que o país está em risco de insolvência. Há evidência de que o mercado de CDS normalmente lidera o mercado de obrigações, especialmente em tempos de crise.

A notícia diz que ontem que os Franceses e ingleses gastaram EUR 1,2MM para comprar a dívida que foi vendida por Portugal. Isto é aproximadamente 40% da dívida portuguesa.

Pois, o que significa isso? Isso significa que a dívida Português agora é menos arriscado no mercado internacional, o que significa que a confiança nos mercados internacionais estão mais estabilizadas.

Diz-se que é da responsabilidade de Portugal de corrigir os problemas financeiros do país proprio, mas talvez sou demais Socialista, mas acho que é o problema de toda a Europa, se não todo o mundo. Por exemplo, os EUA deram ajuda ao Haiti depois de terremoto a temos tanta dívida já. No entanto, quando se compra a divída de outro país, é um investimento, não um presente como que a situação no Haiti e na E.U.A.. Acho que este é um bom caminho para Portugal e também o resto da Europa.

Na minha opinião, eu gosto desta idéia muito porque eu estava preocupada que esta tragédia de risco na Grécia, Portugal e Espanha poderia causar às empresas deixam de contratação. E tou ainda desempregado! Parece que agora a notícia é mais do escândalo do Tiger Woods que a insolvência, o que é bom.